Uma assembleia a campo aberto


Em julho de 2009, um pequeno número de pessoas, após uma reunião de trabalho por um outro motivo em Compostela, resolveu lançar um Manifesto público sobre a preocupante situação da língua na Galiza. Em 14 de julho, o Manifesto pola hegemonia social do galego foi colocado na Internet. Em 48 horas alcançou mais de 200 apoios da Galiza, dos outros países da lusofonia, e doutros lugares. Hoje somos quase 1.700 assinantes de variados setores da sociedade galega e do mundo. Obrigad@s a todas e a todos por mantermos esta assembleia a campo aberto.

Este blogue informa de algumas questões relacionadas com o Manifesto pola hegemonia, que continuará indefinidamente ativo para recebermos ainda mais apoios em:

http://www.peticao.com.pt/hegemonia-social-do-galego

Se por problemas técnicos não pode fazer o registo nessa ligação, pode subscrever o Manifesto enviando o seu nome completo, endereço eletrónico, localidade, e comentários opcionais a:

sexta-feira, 24 de julho de 2009

"De cada pessoa, segundo as suas capacidades..."

"...a cada pessoa, segundo as suas necessidades". Grande sentença, ainda insuperada. E a necessidade comum é a hegemonia da nossa língua.
Como muit@s sabem, ontem 23 de julho de 2009 foi publicado no Xornal de Galicia o nosso Manifesto, em página e meia (págs. 20-21). O custo inicial da publicação, que não foi pouco, foi assumido inicialmente por algumas pessoas.
Mas o Manifesto é de todos e de todas. Sabemos que há gente que quer contribuir economicamente para cobrir a sua publicação.
Exclusivamente com o propósito de financiar o Manifesto, abriu-se uma conta bancária em CaixaGalicia, com o número:

[conta fechada - atualizado em 5 de julho de 2010]


Quem quiser pode participar na publicação com uma pequena (ou não tão pequena) quantidade: 5, 10, 20, 50 euros... Não podemos nem devemos indicar quanto, mas qualquer quantidade que consideremos excessiva será devolvida.
Por que? Porque poucos contributos muito grandes impediriam a participação de mais pessoas.
Em "Conceito" indique-se algo semelhante a: Manifesto pola Hegemonia Social do Galego / Manifesto Hegemonia Social Galego / Manifesto HSG.
Se se faz uma transferência por Internet e se escolhe a notificação automática, por favor indique-se o endereço: hegemoniasocialdogalego@mundo-r.com
Infelizmente, no comprovativo da doação talvez figure o nome próprio da pessoa que criou a conta para isto. Esqueça-se, pois isto é puramente circunstancial. Pensámos que constituir qualquer entidade só para o propósito de financiar o Manifesto seria desnecessário.
Iremos rendendo contas da quantidade que ainda se precisar para cobrir a publicação do Manifesto.
Muito obrigad@s de antemão pola vossa colaboração,